Quem somos

O objetivo deste blog é possibilitar a interação entre a Oficina e as Escolas. Através desta ferramenta divulgaremos informações, eventos pedagógicos e realizaremos discussões que possam trazer contribuições para o cotidiano escolar.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Replanejamento 2010

Replanejamento 2010



Caro Professor Coordenador


Depois de uma pequena pausa, vamos reiniciar o nosso trabalho na próxima semana, a partir do encontro com o corpo docente para o replanejamento. Certamente, a equipe gestora de sua unidade escolar já tem definidas metas e objetivos para esse dia, do qual decorrem todas as ações definidas pelo grupo para o segundo semestre desse ano letivo


Sabedores, portanto, de que sua ação na escola já está, possivelmente, em andamento, sugerimos apenas que, para esse encontro, à semelhança do encontro promovido para Planejamento, no início do ano letivo, sejam observados alguns aspectos importantes:


1. Organização do encontro:

  • Que atores da escola, da Diretoria de Ensino e da comunidade participarão desse encontro? De que modo? Que instruções deverão ser garantidas aos participantes?
  • As atividades previstas se realizarão, de fato, no dia e no tempo previsto para esse encontro? Há possibilidade real para seu desenvolvimento?
  • Será elaborada uma pauta de modo a constituir um cronograma detalhado, indicando temas, metodologias, recursos, formação de grupos e horários para cada atividade/discussão?
  • Está previsto divulgar essa pauta a todos os participantes?
  • Em que espaço serão realizadas as atividades? É suficientemente amplo, iluminado, arejado? Comporta os recursos tecnológicos necessários?
  • A Proposta Pedagógica da escola será solicitada (caso cópias tenham sido entregues aos professores no 1º semestre ou, do contrário, será reproduzida e distribuída aos professores?). Eles serão, em algum momento, requisitados a consultá-la?
  • Haverá convite expresso a outros membros da comunidade escolar? Por quê? Com que objetivo?
  • Como serão organizadas a leitura e o debate da avaliação da escola no primeiro semestre de 2010, das propostas curriculares, dos cadernos do professor e do aluno e dos projetos desenvolvidos pela escola?
  • O tempo será suficiente para as discussões necessárias? Caso não, como se prevê a continuidade dessas discussões?

2. Participação dos Professores


  •  Como deverá ser orientada a participação dos professores?
  • Que atividades são de responsabilidade deles?
  • O modo como as atividades serão organizadas favorecerá a participação ativa dos professores nos debates e nas construções?
  • Há momentos de leitura efetiva garantidos a eles (da Proposta Pedagógica da escola, da Proposta Curricular, dos documentos referentes à Avaliação do 1º Semestre de 2010 e/ou outros)?
  • A avaliação do 1º semestre de 2010 contará com sua participação efetiva?
  • Serão retomados os registros das avaliações feitas durante o Conselho de Classe/Série?

3. Compreensão do Currículo e revisão da Proposta Pedagógica da Escola


  • Há princípios do Currículo que ainda parecem pouco compreendidos pelos professores, sobretudo no que diz respeito à sua prática pedagógica, observada por você no acompanhamento da sala de aula durante o 1º semestre?
  •  Você se considera preparado para tratar das dificuldades identificadas durante o acompanhamento do 1º semestre, em sala de aula e em reuniões de HTPC, de modo a favorecer a compreensão dos professores?

  • Você considera que há necessidade de outros subsídios ou esclarecimentos prévios sobre algum aspecto, que possam ajudá-lo a administrar melhor as discussões promovidas na escola?


4. A atuação do Professor Coordenador no encontro:


Você já refletiu sobre a postura a ser tomada durante a condução dessas atividades e considera que:
  •  incentivará os professores a diversificar as oportunidades de aprendizagem?
  • promoverá o aperfeiçoamento e o desenvolvimento profissional dos professores, com vistas à eficácia e melhoria de seu trabalho?
  • esclarecerá princípios e fundamentos do currículo?
  • reorganizará o planejamento da escola com base no currículo?
  • construirá um espaço produtivo para as discussões necessárias?
  • conduzirá a avaliação do 1º semestre de 2010, contando com os registros de avaliação de desempenho e relacionamento escolar, promovidos pela escola, considerando as dimensões contextual, comunicacional e didática do trabalho pedagógico?
  • garantirá visibilidade aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na escola, decidindo, em conjunto com o corpo docente, as medidas necessárias para o seu atendimento, por meio do encaminhamento à Recuperação Paralela e promoção de atividades pertinentes e conjuntas a serem desenvolvidas em sala de aula, em Recuperação Contínua?

Assim, pensando nesses e em outros aspectos, que refletem necessidades, possibilidades e dificuldades de sua unidade escolar, acreditamos ser possível fazer o recorte mais pertinente a sua realidade local, considerada a brevidade do encontro.

  • Contribuição da Diretoria Regional de Ensino de Franca. É a rede interagindo com a rede!

Bom trabalho a todos


Oficina Pedagógica Norte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário