Caro Professor Coordenador
Depois de uma pequena pausa, vamos reiniciar o nosso trabalho na próxima semana, a partir do encontro com o corpo docente para o replanejamento. Certamente, a equipe gestora de sua unidade escolar já tem definidas metas e objetivos para esse dia, do qual decorrem todas as ações definidas pelo grupo para o segundo semestre desse ano letivo
Sabedores, portanto, de que sua ação na escola já está, possivelmente, em andamento, sugerimos apenas que, para esse encontro, à semelhança do encontro promovido para Planejamento, no início do ano letivo, sejam observados alguns aspectos importantes:
1. Organização do encontro:
- Que atores da escola, da Diretoria de Ensino e da comunidade participarão desse encontro? De que modo? Que instruções deverão ser garantidas aos participantes?
- As atividades previstas se realizarão, de fato, no dia e no tempo previsto para esse encontro? Há possibilidade real para seu desenvolvimento?
- Será elaborada uma pauta de modo a constituir um cronograma detalhado, indicando temas, metodologias, recursos, formação de grupos e horários para cada atividade/discussão?
- Está previsto divulgar essa pauta a todos os participantes?
- Em que espaço serão realizadas as atividades? É suficientemente amplo, iluminado, arejado? Comporta os recursos tecnológicos necessários?
- A Proposta Pedagógica da escola será solicitada (caso cópias tenham sido entregues aos professores no 1º semestre ou, do contrário, será reproduzida e distribuída aos professores?). Eles serão, em algum momento, requisitados a consultá-la?
- Haverá convite expresso a outros membros da comunidade escolar? Por quê? Com que objetivo?
- Como serão organizadas a leitura e o debate da avaliação da escola no primeiro semestre de 2010, das propostas curriculares, dos cadernos do professor e do aluno e dos projetos desenvolvidos pela escola?
- O tempo será suficiente para as discussões necessárias? Caso não, como se prevê a continuidade dessas discussões?
2. Participação dos Professores
- Como deverá ser orientada a participação dos professores?
- Que atividades são de responsabilidade deles?
- O modo como as atividades serão organizadas favorecerá a participação ativa dos professores nos debates e nas construções?
- Há momentos de leitura efetiva garantidos a eles (da Proposta Pedagógica da escola, da Proposta Curricular, dos documentos referentes à Avaliação do 1º Semestre de 2010 e/ou outros)?
- A avaliação do 1º semestre de 2010 contará com sua participação efetiva?
- Serão retomados os registros das avaliações feitas durante o Conselho de Classe/Série?
3. Compreensão do Currículo e revisão da Proposta Pedagógica da Escola
- Há princípios do Currículo que ainda parecem pouco compreendidos pelos professores, sobretudo no que diz respeito à sua prática pedagógica, observada por você no acompanhamento da sala de aula durante o 1º semestre?
- Você se considera preparado para tratar das dificuldades identificadas durante o acompanhamento do 1º semestre, em sala de aula e em reuniões de HTPC, de modo a favorecer a compreensão dos professores?
- Você considera que há necessidade de outros subsídios ou esclarecimentos prévios sobre algum aspecto, que possam ajudá-lo a administrar melhor as discussões promovidas na escola?
4. A atuação do Professor Coordenador no encontro:
Você já refletiu sobre a postura a ser tomada durante a condução dessas atividades e considera que:
- incentivará os professores a diversificar as oportunidades de aprendizagem?
- promoverá o aperfeiçoamento e o desenvolvimento profissional dos professores, com vistas à eficácia e melhoria de seu trabalho?
- esclarecerá princípios e fundamentos do currículo?
- reorganizará o planejamento da escola com base no currículo?
- construirá um espaço produtivo para as discussões necessárias?
- conduzirá a avaliação do 1º semestre de 2010, contando com os registros de avaliação de desempenho e relacionamento escolar, promovidos pela escola, considerando as dimensões contextual, comunicacional e didática do trabalho pedagógico?
- garantirá visibilidade aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na escola, decidindo, em conjunto com o corpo docente, as medidas necessárias para o seu atendimento, por meio do encaminhamento à Recuperação Paralela e promoção de atividades pertinentes e conjuntas a serem desenvolvidas em sala de aula, em Recuperação Contínua?
Assim, pensando nesses e em outros aspectos, que refletem necessidades, possibilidades e dificuldades de sua unidade escolar, acreditamos ser possível fazer o recorte mais pertinente a sua realidade local, considerada a brevidade do encontro.
- Contribuição da Diretoria Regional de Ensino de Franca. É a rede interagindo com a rede!
Bom trabalho a todos
Oficina Pedagógica Norte 2
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