Quem somos

O objetivo deste blog é possibilitar a interação entre a Oficina e as Escolas. Através desta ferramenta divulgaremos informações, eventos pedagógicos e realizaremos discussões que possam trazer contribuições para o cotidiano escolar.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010


Projeto: Pense e Repense Verde


A questão ambiental, no Brasil e no mundo, tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios de comunicação e em todas as formas de sociedade, em vista da crescente degradação ambiental existente atualmente e pelo fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de nossa vida. A escola é, dessa forma, um pólo importante de formação e conscientização em relação ao uso sustentável dos recursos ambientais. Com isso os alunos podem se tornar grandes agentes multiplicadores, como é o caso do atual Clube Ambiental Amigos da Natureza.

A idéia do clube surgiu durante as aulas de ciências cujo tema na ocasião era poluição da água, ar e solo. Durante uma avaliação houve uma questão que solicitava aos alunos apresentassem algumas atitudes que poderiam ter no seu dia-a-dia para diminuir as agressões ambientais e uma das respostas chamou a atenção. O professor, ao comentar com a classe que dois alunos tinham sugerido a criação de uma ONG, esses se animaram e disseram estar dispostos a trabalhar para a criação desse projeto.

O projeto tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o correto uso dos recursos naturais, reduzir a quantidade de lixo produzido diariamente pelos alunos nas salas de aula e diminuir o desperdício de recursos naturais, como água, papel e alimentos, na escola e em casa.

A questão do uso sustentável dos recursos, embora conflitante, precisa ser tratada com seriedade que o caso merece, pois todos nós somos responsáveis pela preservação do meio ambiente.

A Terra é nossa casa. Satisfazer as próprias necessidades sem produzir as oportunidades das próximas gerações e prover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como no futuro. Retribua o caminho com que o planeta nos recebe e ajude a preservar o meio ambiente.

É importante que cada um de nós dê sua contribuição!

Confira mais detalhes sobre essa importante atitude dos alunos no site: http://sebastiaosouzabueno.com.br/?page_id=29

Vera Lúcia Pirré de Castro
PCOP de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário